sábado, 24 de abril de 2010

Da minha viagem a Portugal


O que mais me incomoda nas religiões é a falta de religião delas. Muito comércio, muito cenário, pouca elevação.E essa obsessão por impor uma fé inabalável que tenta subtrair o nosso direito de duvidar. "Duvido,portanto penso", já disse o poeta português. Duvidar é um dom,um sinal da inteligência. E isto pode ser sagrado. Agir como tolo e tentar minimizar a complexidade do universo não pode ser algo sagrado.
Nossa Senhora de Fátima apareceu para três pastorinhos, contaram-me os fiéis a caminho do santuário,com tanta certeza como se tivessem também visto. Será mesmo?Como sabem? Então crianças não fantasiam? Não mentem? Não podem nem mesmo ter ilusões de optica? O que pretendia Nossa Senhora de Fátima ao aparecer numa árvore aos pequenos Jacinta, Francisco e Lúcia? Pensava eu só comigo. Não pude perguntar ou apenas compartilhar meus questionamentos sem ofender os cristãos presentes. Pensar é feio. Deve ser pecado.
Mais emocionante foi, ainda no mesmo país, conhecer o túmulo de Fernando Pessoa no belíssimo Mosteiro dos Jerônimos. Quase me senti uma peregrina como os católicos em Fátima. Que minha devoção seja pela arte, sensibilidade, talento, criatividade, pela inteligência humana acima de todas as coisas. Que se construa um santuário para Fernando Pessoa! E então, só assim, poderão chamar-me religiosa.


"A certeza, isto é, a confiança no caráter objetivo das nossas percepções, e na conformidade das nossas idéias com a realidade ou a verdade, é um sintoma de ignorância ou de loucura. O homem mentalmente são não está certo de nada,isto é,vive numa incerteza mental constante; quer dizer, numa instabilidade mental permanente; e, como a instabilidade mental permanente é um sintoma mórbido, o homem são é um homem doente."

Fernando Pessoa - Idéias Filosóficas

2 comentários:

  1. Nossa, quanto tempo sem passar por aqui... Pois é Van, as pessoas ainda confundem religião com espiritualidade. Uma impõe, castiga, limita, a outra questiona, faz pensar, tem fundamento, bom senso, lógica, livre arbítrio. Orienta, mas deixa você escolher, decidir, te respeita. A religião é uma forma que as pessoas medíocres encontraram para enganar a si mesmo e a sociedade. É muito mais fácil culpar alguém do que assumir e reconhecer seus defeitos e limitações. A ignorância é o maior pecado...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. "É nobre ser tímido, ilustre não saber agir, grande não ter jeito para viver.
    Só o Tédio, que é um afastamento, e a Arte, que é um desdém, douram de uma semelhança de contentamento a nossa vida."
    (Fernando Pessoa - "O livro do desassossego")

    ResponderExcluir